Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - 08h às 11h30 e das 13h às 17h30
Rua Marieta Mocelin, 588
PR/Santa Mônica

EM SANTA MONICA A SEMANA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É MARCADA POR MO

Publicado em: 22/05/2013 08:13 | Fonte/Agência: Gestão 2013 - 2016 | Autor: Secretaria Municipal de Amparo a Criança e Assuntos da Família

O Dia 18 de maio é o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os dias 13 e 17 de maio de 2013 a SECRETARIA MUNICIPAL DE AMPARO A CRIANÇA E ASSUNTOS DA FAMILIA e o CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Polícia Militar, a Secretaria de Obras Públicas e o senhor Antônio Tamborlim (responsável pela fanfarra municipal) promoveram várias ações em prol do esclarecimento e informação da população em relação ao assunto.

Do dia 13 a 15 deste mês foram realizadas nas escolas municipais, Felinda Volpon, XIX de Novembro e Raul Garcia (APAE), teatro de fantoches com o objetivo de orientação e conscientização dos alunos a respeito do tema abuso sexual e exploração infantil. O tema foi elucidado aos infantes de forma lúdica, abordando as várias formas de abuso e violência, assim como os meios disponíveis para denúncias, facilitando a compreensão dos mesmos.

No dia seguinte realizou-se no Colégio Estadual Santa Mônica palestras abrangendo os três períodos letivos, onde foram expostas informações sobre as formas de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes e as formas de identificação de uma criança vitimizada. Com o intuito de suscitar nos presentes o anseio pela denuncia em relação a este tipo de violência, seguindo o lema da campanha “doe sua voz, denuncie”.

A semana foi finalizada no dia 17 de maio com passeata pelas ruas a cidade e do distrito, em busca de uma maior adesão a campanha. Durante a passeata as crianças de todas as escolas e colégio do município caminharam pelas ruas com cartazes de confecção própria que expunham o tema abordado na semana e bexigas pretas, que foram estouradas ao fim da passeata como um grito de socorro.

Neste sentido encerrou-se a semana nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente, porém o trabalho do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente continua. Faça sua parte e doe sua voz. Só você pode fazer a diferença na vida de uma criança vitimizada.

Denuncie esta violência junto ao Conselho Tutelar, CMDCA, Orgãos da Assistência Social ou através do telefone nacional- Disque 100.